Padre Raul de Faria Cunha

1929 a 1933

Padre Raul nasceu na cidade de Além Paraíba, arquidiocese de Juiz de Fora no dia 13/05/1904. Era filho de Raul Cunha e Amélia de Faria. Foi batizado pelo Padre João Batista Silva na Paróquia de São José, no dia 04/12/1904.

Fez seus primeiros estudos em sua terra natal. Estudou Humanidades, Filosofia e Teologia em Mariana, onde se ordenou sacerdote no tempo de Dom Helvécio gomes de Oliveira.

Foi vigário de Viçosa, Guaraciaba, Barra do Muriaé e Rio Branco.

Em 31/01/1929 recebeu Provisão de Vigário de Guaraciaba, onde ficou até 08/03/1933.

Neste período atendeu também, como Vigário Ecônomo, a Paróquia de Porto Firme.

 Mostrou-se sempre um vigário muito zeloso. Desprendidamente seguiu a máxima evangélica: “vim para servir e não para ser servido” (Mat. XX.28).

Segundo depoimentos de pessoas mais velhas, ele gostava muito de Guaraciaba, mas não queria ficar mais porque “aqui não fedia gasolina”.

Por acidente, certa vez levou um tiro na mão e ficou considerável tempo sem celebrar.
Foi condecorado pela Santa Sé com o honroso título de Monsenhor.

Foi “grande e verdadeiro Ministro, um fervoroso catequista, conquistador de almas desviadas do rebanho do Senhor, um apóstolo da verdade, um espírito sempre devotado às obras da Igreja”, assim escreve Landir Martins no Jornal “Visconde do Rio Branco”, dia 16/07/1978.

O Monsenhor Raul Faria faleceu no dia 01/07/1978, em Além Paraíba, onde se encontrava em companhia de sua ilustre família.

(fonte: Livro de Carmem Guimarães).

 ___________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas